domingo, 10 de agosto de 2014

Eu que não sei nada de ser pai e que só sei de ser filha, decidi que nada é maior do que o amor de um filho pelos seus pais nesta vida. 
Não acredito em falsos amores que vem e vão, nem na hipocrisia daqueles que não compreendem o verdadeiro sentido da vida e da morte. Eu só entendo de amar e zelar pelos que você ama, de importar-se com a opinião daqueles que zelam por você. E o que mais me dá nojo nestes dias de comemorações, são as falsas palavras que jorram sem sentimento algum, implorando apenas pelo ibope que esse falso sentimento pode causar aos olhos e corações alheios que estão cheios de nada.
Não me venha com essa falsa melancolia por alguém que você despreza o ano todo, desrespeita, ignora, e usa como caixa eletrônico, servindo apenas para satisfazer suas necessidades comerciais e vaidade.
Olha, de todos estes depoimentos vagos e sem verdade alguma, pouquíssimos se salvam, pouquíssimos demonstram a natureza de seu coração.

Meu pai sabe com toda certeza da admiração que tenho por ele e amor inconfundível que brota de cada palavra e gesto meu. De fato eu não precisaria dedicar um texto apontando cada sentimento maravilhoso que tenho por ele, porque o que não falta em nossa relação é respeito e demonstração de afeto.
Mas como meu pai é um poço de amor e sensibilidade, dedicarei este espaço hoje 
a ele porque é mais do que merecido, e é o mínimo que posso fazer por um homem que criou, amou, educou, ensinou, e formou quatro filhos  com tão pouca idade e experiência, baseado no único valor que é capaz de superar toda a dificuldade que a inexperiência não pode afetar, amar incondicionalmente os seus filhos e família. Porque do amor nascem todos os outros ensinamentos que são essenciais para que nos tornemos seres humanos dignos de viver esse amor.


Quando penso no meu pai é impossível não pensar em mim mesma.
Nós somos a mesma carne, o mesmo sangue, o mesmo espírito multiplicado.
Nada do que eu creio, ou vivencio tem natureza desconhecida e contradizente.
Porque toda a liberdade que me foi dada, foi aparada pelo amor e responsabilidade que a mim foram dados.
Não há como amar mais meus pais e agradecê-los por seus cuidados e sabedoria nesta vida, do que fazer a minha vida um caminho do qual eles se orgulhem.
A cada passo que dou em direção ao meu destino, tenho sempre a certeza de que nada pode nos separar, porque as raízes que em mim foram plantadas criaram resistência e profundidade suficiente, para que eu jamais me esqueça de quem eu sou.
Meu pai com sua sabedoria e inteligência nata, que tanto me influenciou e impressionou, e ainda impressiona. 
Meu pai com a sua delicadeza de um monge, que se alimenta como se tivesse sido educado por duquesas e anjos, nascera do berço de ferpas e se tornara um homem que eu nunca poderia ser.
É observando todos os dias o milagre que é meu pai nesta vida que sigo meu caminho e meu coração sem medo de estar só e em um deserto de pregos.
Porque quem conhece a humildade de seu coração, e a grandeza de sua alma, apostaria que esse homem que tem nome de santo, é muito maior do que a sua vida pode parecer.
Eu apostaria com mil homens que meu pai nascera para construir um mundo muito melhor e maior, mas como essas possibilidades lhe foram tiradas, eu como uma de suas grandes obras tento dar voz a este homem, que teve como grande feito resignar-se ao destino e criar seus quatro filhos para serem algo mais neste mundo.
Espero um dia passar para o mundo a grandeza deste home, porque essas difusas palavras são incapazes de transportar sua nobriedade em tão poucas linhas.

Pai te amo e sou grata por todo o amor que transformou meu mundo e minha história. Espero do fundo do meu coração transformar toda essa devoção sua para comigo em algo muito maior e nobre.

De sua filhota Juh...
Para Pedro pai